Espaço e Modo de Produção Asiático: A organização do espaço geográfico nas primeiras sociedades estatais

Espaço e Modo de Produção Asiático: A organização do espaço geográfico nas primeiras sociedades estatais

Categorias ,

Descrição do produto

SINOPSE
Espaço e Modo de Produção Asiático: A organização do espaço geográfico nas primeiras sociedades estatais tem por foco identificar elos entre espaço, imaginário e meio ambiente em sociedades que no passado, presenciaram os primeiros aparatos de Estado, estruturados a partir da tributação de uma base econômica pouco marcada pela técnica e geração de excedente, baseadas no trabalho agro-pastoril e na proximidade com os ciclos naturais. Neste sentido, o que se tem são sociedades passíveis de enquadramento num modelo teórico clássico: o Modo de Produção Asiático. Conceito com largo trânsito na hermenêutica marxista, a concepção de Modo de Produção Asiático tem sido aplicada na análise de diversas sociedades, não só do continente asiático, mas também da América pré-colombiana e da África. Confira-se: a compreensão da organização do espaço em cenários não-ocidentais e não-capitalistas necessariamente suscita ênfase para tópicos pertinentes ao imaginário – religião, por exemplo – que cumpriam influente papel no dinamismo social, político e econômico. A feição assumida pela estrutura econômica, na qual comunidades aldeãs auto-suficientes convivem com portentoso aparelho de Estado, sugere formas próprias de articulação espacial, exigindo um marco teórico habilitado a decifrá-la. Neste sentido, Espaço e Modo de Produção Asiático: A organização do espaço geográfico nas primeiras sociedades estatais lança luz para realidades também gravadas por antagonismos e contradições, distantes da aura de um “ecologismo pré-capitalista” que adereça romanticamente diversas interpretações sobre o passado histórico da Humanidade. Analisando a organização territorial da antiguidade, Espaço e Modo de Produção Asiático: A organização do espaço geográfico nas primeiras sociedades estatais discute esta temática com precisão, método e informação de qualidade.

 

SUMÁRIO
Introdução
Modo de Produção Asiático e a Geografia
Os Conteúdos da Espacialidade Oriental
Espacialização e Iconologia
Bibliografia

 

SOBRE O AUTOR
Maurício Waldman atuou nos anos 1970 e 1980 na rede de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na rede particular de ensino da capital paulista. Waldman consolidou trajetória como antropólogo, jornalista, pesquisador acadêmico e professor universitário em nível de pós-graduação. Autor de 16 livros e de mais de 500 artigos, textos acadêmicos e pareceres de consultoria, Waldman é graduado e licenciado em Sociologia (USP, 1982), Mestre em Antropologia (USP, 1997), Doutor em Geografia (USP, 2006), Pós Doutor em Geociências (UNICAMP, 2011), Pós Doutor em Relações Internacionais (USP, 2013) e Pós Doutor em Meio Ambiente (PNPD-CAPES, 2015).

Mais Informação:

Portal do Professor Maurício Waldman –  www.mw.pro.br
Currículo Lattes-CNPqhttp://lattes.cnpq.br/3749636915642474
Wikipedia English Edition: http://en.wikipedia.org/wiki/Mauricio_Waldman
Contato E-Mail: mw@mw.pro.br

 

FICHA TÉCNICA

 

TÍTULO
ESPAÇO E MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO:
A Organização do espaço geográfico nas primeiras sociedades estatais


ÂMBITO

GEOGRAFIA: Coleção Textos Acadêmicos 1


EDITORA

Editora Kotev


DATA DA EDIÇÃO

Janeiro de 2016


CÓDIGO DE BARRAS

2001002519024


ISBN

1230000909495


IDIOMA

Português


OPÇÕES DE DOWNLOAD

ePub2 (DRM-Free)


ACESSO LIVRARIA CULTURA
http://www.livrariacultura.com.br/p/espaco-e-modo-de-producao-asiatico-100635758

ACESSO PLATAFORMA KOBO:
https://store.kobobooks.com/pt-br/ebook/espaco-e-modo-de-producao-asiatico

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Espaço e Modo de Produção Asiático: A organização do espaço geográfico nas primeiras sociedades estatais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *