O Mapa de África em Sala de Aula: A Persistência do Imaginário da Desqualificação e do Racismo na Cartografia Escolar de África

O Mapa de África em Sala de Aula

Categorias , ,

Descrição do produto

SINOPSE
O Mapa de África em Sala de Aula: A Persistência do Imaginário da Desqualificação e do Racismo na Cartografia Escolar de África, de Maurício Waldman, adota como proposta central um debate no âmbito da cartografia escolar – e por extensão, da geografia enquanto disciplina -, a respeito da persistência de estigmas e incorreções que de modo reiterado, têm impregnado negativamente a percepção da África e das populações associadas ao continente. Esta conotação desqualificante associa-se ao fenômeno do preconceito racial, que no Brasil persevera saturado de conotação estrutural. Neste sentido, a marca mais notória do fenômeno está fundada na naturalização da discriminação, postura que determina a transposição, junto à cartografia escolar, de toda sorte de percepções preconceituosas, repercutindo na construção das imagens cartográficas. Obra baseada em diversos ensaios preliminares elaborados pelo autor ao longo de muitos anos, na participação como professor do Centro de Estudos Africanos da USP (CEA-USP) e no transcorrer da terceira pesquisa de Pós-Doutorado do autor, na área de Relações Internacionais (USP, 2013-2014), O Mapa de África em Sala de Aula: A Persistência do Imaginário da Desqualificação e do Racismo na Cartografia Escolar de África faz um amplo histórico da cartografia, dos princípios fundantes da disciplina e da influência dos primados eurocentrados na construção dos mapas e particularmente, no Atlas didático escolar. Adota como material de análise sucessivas edições de GEOATLAS, atlas escolar icônico, de autoria de Maria Elena Simielli, avaliando as problemáticas inseridas neste livro, desenvolvendo reparos e apontando novas proposições para a representação da África no Atlas Escolar. O Mapa de África em Sala de Aula: A Persistência do Imaginário da Desqualificação e do Racismo na Cartografia Escolar de África é trabalho minucioso, ricamente ilustrado e amplamente referendado na bibliografia cartográfica e das ciências sociais em geral, um empreendimento de monta da Editora Kotev (Kotev ©), publicadora digital de São Paulo. O Mapa de África em Sala de Aula: A Persistência do Imaginário da Desqualificação e do Racismo na Cartografia Escolar de África constitui obra essencial para informação do público interessado na análise profunda do material escolar e em especial, da problemática da representação da África e do racismo. A publicação propõe debate parceiro da interdisciplinaridade, constituindo versátil subsídio para a conscientização da importância da cartografia, da geografia e do material didático da área. Tem por meta a revisão dos paradigmas vigentes com base numa visão crítica da realidade, contribuindo assim para alimentar um debate que mantém pleno vigor. Bom proveito!

 

SOBRE O AUTOR
MAURÍCIO WALDMAN é coordenador editorial, jornalista, pesquisador, professor universitário e antropólogo africanista. Na trajetória de Waldman constam: graduação em Sociologia (USP, 1982), mestrado em Antropologia (USP, 1997), doutorado em Geografia (USP, 2006) e três pós-doutorados: Geociências (UNICAMP, 2011), Relações Internacionais (USP, 2013) e Meio Ambiente (PNPD-CAPES, 2015). Neste percurso acadêmico, o mestrado do autor foi desenvolvido na área de concentração pertinente à África e o segundo Pós-Doutorado, teve por foco as águas doces de Angola e do continente africano, particularmente a África Austral. Maurício Waldman é autor de 18 livros, 26 e-books e mais de 700 artigos, textos acadêmicos e pareceres de consultoria. Waldman atuou como professor em cursos de capacitação desenvolvidos por Secretarias da educação de diversas cidades do país, como conferencista no temário africanista, como professor colaborador nos cursos de difusão cultural do Centro de Estudos Africanos da USP durante dez anos (2004-2014) e como consultor internacional da Câmara de Comércio Afro-Brasileira (2012-2014). Maurício Waldman responde pela autoria de dezenas de artigos e textos científicos centrados no temário de África & Africanidades, publicados pela revista África (CEA-USP), Jornal Cultura (Luanda, Angola), revista Brasil-Angola Magazine (São Paulo) e Portal Instituto Afro (São Paulo). Colaborador do Jornal Cultura (Luanda, Angola). Waldman também é coautor de Memória D’África: A temática africana em sala de aula (Cortez Editora, 2007), obra de referência no campo africanista brasileiro.
Mais Informação: 
Portal do Professor Maurício Waldmanwww.mw.pro.br 
Currículo Lattes-CNPq: http://lattes.cnpq.br/3749636915642474 
Verbete Wikipédia (BrE): http://en.wikipedia.org/wiki/Mauricio_Waldman 
Contato emailmw@mw.pro.br

FICHA TÉCNICA

TÍTULO
O MAPA DE ÁFRICA EM SALA DE AULA

ÂMBITO
ÁFRICA & AFRICANIDADES: Coleção Acadêmica 2

EDITORA
Editora Kotev

DATA DA EDIÇÃO
Setembro 2017

CÓDIGO DE BARRAS
2001117481803

ISBN
1230001931761

IDIOMA
Português

OPÇÕES DE DOWNLOAD
ePub

OS TÍTULOS DA EDITORA KOTEV PODEM SER ENCONTRADOS NO SITE DA LIVRARIA CULTURA:
www.livrariacultura.com.br
Os títulos podem ser acessados pelo título ou nome do autor.

PLATAFORMA KOBO
https://www.kobo.com/br/en/ebook/o-mapa-de-africa-em-sala-de-aula

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O Mapa de África em Sala de Aula”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *