notas_sobre_a_atuacao_do_estado_portal_mw

Resíduos Sólidos: Notas Sobre a Atuação do Estado

Categorias ,

Descrição do produto

SINOPSE

Resíduos Sólidos: Notas Sobre a Atuação do Estado é uma compilação de papers e textos, assim como entrevistas concedidas para diferentes veículos de comunicação, sendo o foco precípuo a todos os materiais, a discussão relativa à atuação do Estado na gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Anote-se que Resíduos Sólidos: Notas Sobre a Atuação do Estado, tem por base pesquisas centradas na temática do lixo, consignadas em duas investigações de pós-doutoramento: Lixo Domiciliar No Brasil: Dinâmicas Socioespaciais, Gestão de Resíduos e Ambiente Urbano, investigação realizada no âmbito do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2011), e Dilemas da Gestão do Lixo: Reciclagem, Catadores e Incineração, desenvolvida no biênio 2014-2015 com apoio do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), instituições de fomento associadas ao Ministério da Educação (Brasília, DF).

Neste recorte, note-se que Resíduos Sólidos: Notas Sobre a Atuação do Estado, considerando-se o interregno no qual foram elaborados os textos incluídos na coletânea, tem por pano de fundo o fiasco da Política Nacional de Resíduos Sólidos ou PNRS, lastreada pela Lei nº. 10.635, de 1 de Agosto de 2010, uma das muitas legislações brasileiras que “não pegaram”.

Tema gravado por clara especificidade, a derrocada da PNRS e ao descaso do Estado por gestões modelares dos lixos, inscrevem-se, outrossim, no vade mécum da volatilidade das legislações nacionais, assim como nas práticas políticas corriqueiras no país, calcadas e azeitadas por pronunciamentos retóricos, costurados ao arrepio de informação sistematizada e entremeados à marcos identitários políticos carentes de objetividade real.

Assim sendo, a questão da governança do Estado emerge empapada de afetações próprias, que conceitualmente remete para uma dimensão ontológica e para um constructo teórico específico, intento para o qual Resíduos Sólidos: Notas Sobre a Atuação do Estado tem a intenção em contribuir.

Resíduos Sólidos: Notas Sobre a Atuação do Estado atém-se a este fio condutor, circunscrevendo um debate de todos os cidadãos preocupados com uma gestão de excelência dos resíduos, com a preservação do meio ambiente e a instauração de práticas verdadeiramente republicanas no nosso país.

SUMÁRIO

PREÂMBULO

Lixo: A Incurável Resiliência da Omissão do Estado

CAPÍTULO I

Reciclagem, Catadores e Gestão do Lixo: Dilemas e Contradições na Disputa pelo que Sobra

CAPÍTULO II

Lixo Domiciliar Brasileiro: Modelos de Gestão e Impactos Ambientais

CAPÍTULO III

Gestão do Lixo Domiciliar: Considerandos Sobre a Atuação do Estado

CAPÍTULO IV

Estado, Ideologia e Gestão

CAPÍTULO V

O Custo Brasil do Lixo

CAPÍTULO VI

O Império dos Lixões e o Custo Brasil do Lixo

ANEXO
Depoimentos e Entrevistas em Arquivos em MP3 e MP4

BIBLIOGRAFIA

SOBRE O AUTOR

MAURÍCIO WALDMAN é antropólogo, jornalista, pesquisador acadêmico e professor universitário. Autor de 16 livros e de mais de 500 artigos, textos acadêmicos e pareceres de consultoria, Waldman é graduado em Sociologia (USP (1982), Mestre em Antropologia (USP, 1997), Doutor em Geografia (USP, 2006), Pós Doutor em Geociências (UNICAMP, 2011), Pós Doutor em Relações Internacionais (USP, 2013) e Pós Doutor em Meio Ambiente (PNPD-CAPES, 2015). Na área dos resíduos sólidos Waldman atuou como Chefe da Coleta Seletiva de Lixo da capital paulista, como professor de pós-graduação no temário do lixo, em consultorias para empresas e ONGs e desenvolveu dois Pós doutorados com foco na gestão dos resíduos sólidos (UNICAMP, 2011 e PNPD-CAPES, 2015). Frequentemente requisitado para conceder entrevistas e conferências, Waldman é um dos nomes de destaque no conhecimento sistematizado sobre o lixo. Além de dezenas de artigos e papers acadêmicos, Waldman é autor de Lixo: Cenários e Desafios – Abordagens básicas para entender os resíduos sólidos (Cortez Editora, 2010), obra finalista do Prêmio Nacional Jabuti de 2011 e texto de referência nos estudos sobre resíduos sólidos.

Mais Informação:

Portal do Professor Maurício Waldman: www.mw.pro.br;

Maurício Waldman – Textos Masterizados: http://mwtextos.com.br/

Currículo Lattes-CNPq: http://lattes.cnpq.br/3749636915642474;

Página em Academia.edu: https://usp-br.academia.edu/Maur%C3%ADcioWaldman

Biografia Wikipédia: http://enº.wikipedia.org/wiki/Mauricio_Waldman.

Contato Email: mw@mw.pro.br

FICHA TÉCNICA

TÍTULO

RESÍDUOS SÓLIDOS: NOTAS SOBRE A ATUAÇÃO DO ESTADO

ÂMBITO

LIXO: Coleção Políticas Públicas 1

EDITORA

Editora Kotev

DATA DA EDIÇÃO

20 de Outubro de 2019

ISBN

1230003512142

IDIOMA

Português

OPÇÕES DE DOWNLOAD

EPUB 2 (Adobe DRM)

PLATAFORMA KOBO

https://www.kobo.com/br/pt/ebook/residuos-solidos-3

ACESSO LIVRE AO MATERIAL EM FORMATO PDF

http://mw.pro.br/mw/rs_notas_sobre_a_atuacao_do_estado.pdf

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Resíduos Sólidos: Notas Sobre a Atuação do Estado”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *