capa_argila

A Eficácia Histórica e Construtiva da Argila

Categorias ,

Descrição do produto

SINOPSE:
A Eficácia Histórica e Construtiva da Argila, de Maurício Waldman, é uma obra que preenche diversas lacunas na literatura nacional sobre a argila, esse elemento da natureza tão utilizado em incontáveis áreas da indústria, tanto em passado remoto quanto nos dias atuais.

Todavia, trata-se de tema pouco abordado de maneira séria, e com frequência, com muitas omissões nos aspectos logísticos, técnicos, científicos, históricos, sociais e culturais, fato que ocorre inclusive na produção da academia brasileira de modo geral.

A curiosidade, obstinação científica e currículo impecável do autor, somados a paixão pela natureza, já abordada em muitos outros trabalhos, credenciam-no a abordar o tema com segurança, trazendo a nós leitores um texto com bastante clareza e objetividade.

A Eficácia Histórica e Construtiva da Argila é um convite para conhecer a argila, desde as características físico-químicas do material e suas aplicações na indústria, como também nos leva a dar um passeio pela história da Humanidade num olhar amplo, analisando esse elemento natural que acompanha a vida do ser humano desde os primórdios de sua história.

O livro faz o leitor refletir sobre as possibilidades e potencialidades de utilização do material, que promete muitas outras descobertas e benefícios para a Humanidade.

O texto de A Eficácia Histórica e Construtiva da Argila demonstra objetivamente a predisposição do material como elemento natural mais indicado a ajudar a sociedade humana em encontrar o equilíbrio entre civilização, industrialização e meio ambiente.

Por isso mesmo A Eficácia Histórica e Construtiva da Argila se posiciona como texto de grande importância para o conjunto do público leitor, inspirando novas expectativas para a construção civil e para a economia brasileira.

(Prefácio da obra, por Constantino Bueno Frollini, Diretor Executivo da Cerâmica City e Secretário da ACERTAR: Associação das Cerâmicas de Tatui e Região, vinculada à Associação Nacional da Indústria da Cerâmica, ANICER).

SOBRE O AUTOR
MAURÍCIO WALDMAN é consultor ambiental, pesquisador acadêmico, professor universitário, editor e jornalista. Desenhista Técnico para Construção Civil (PRO-TEC, 1976-1977), trabalhou com plantas residenciais nos anos 1970-1980. Waldman foi Secretário do Meio Ambiente em São Bernardo do Campo e Chefe da Coleta Seletiva de Lixo da capital paulista. No meio acadêmico, atuou como professor titular das disciplinas Administração dos Recursos Ambientais (Curso de Administração do Instituto de Pesquisas Hospitalares – IPH, São Paulo, 2000-2003), de Teorias do Desenvolvimento (MBA em Gestão Ambiental, PUC-MG, 2006-2009) e de Sociedade & Meio Ambiente (Curso de Administração das Faculdades Integradas de Ribeirão Pires – FIRP, 2005-2007). Waldman é frequentemente convidado para proferir palestras e conferências com foco no meio ambiente e gestão de materiais. Desenvolve consultoria em mercadologia, sustentabilidade e em Análise do Ciclo de Vida (ACV). Desde Maio de 2015 atua como consultor em economia dos materiais e sustentabilidade com foco na construção civil, métricas e metodologias comparativas entre blocos cerâmicos, paredes concretadas e blocos de concreto, atividade desenvolvida junto à empresa Cerâmica City, do Polo Cerâmico de Tatuí (SP). É autor de 17 livros e de mais de 600 artigos, textos acadêmicos e pareceres de consultoria. Sua obra Lixo: Cenários e Desafios (Cortez, 2010), foi finalista do Prêmio Nacional Jabuti. Capítulo de livro mais recente: Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Matriz Energética: Notas conceituais, metodológicas e gestão ambiental (UFRGS, 2016). Maurício Waldman é graduado em Sociologia (USP, 1982), Mestre em Antropologia (USP, 1997), Doutor em Geografia (USP, 2006), Pós Doutor em Geociências (UNICAMP, 2011), Pós Doutor em Relações Internacionais (USP, 2013) e Pós Doutor em Meio Ambiente (PNPD-CAPES, 2015). Mais Informação:
Portal do Professor Maurício Waldmanwww.mw.pro.br;
Currículo Lattes-CNPq: http://lattes.cnpq.br/3749636915642474;
Biografia Wikipédia: http://enº.wikipedia.org/wiki/Mauricio_Waldman.
E-mail: mw@mw.pro.br

FICHA TÉCNICA

TÍTULO
A EFICÁCIA HISTÓRICA E CONSTRUTIVA DA ARGILA

ÂMBITO
CONSTRUÇÃO CIVIL: Série Economia dos Materiais 1

EDITORA
Editora Kotev

DATA DA EDIÇÃO
Março 2017

CÓDIGO DE BARRAS
2001092412687

ISBN
1230001605075
IDIOMA
Português

OPÇÕES DE DOWNLOAD
ePub

OS TÍTULOS DA EDITORA KOTEV PODEM SER ENCONTRADOS NO SITE DA LIVRARIA CULTURA:
www.livrariacultura.com.br
Os títulos podem ser acessados pelo título ou nome do autor.

PLATAFORMA KOBO
https://www.kobo.com/br/pt/ebook/a-eficacia-historica-e-construtiva-da-argila

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A Eficácia Histórica e Construtiva da Argila”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *