Falando Sobre Lixo

Falando Sobre Lixo

Categorias , ,

Descrição do produto

SINOPSE
Maurício Waldman é reconhecido pesquisador na área dos resíduos sólidos. Por sua vez, Falando sobre Lixo reflete o protagonismo deste investigador. Autor de expressiva produção de textos, artigos populares, papers e pareceres de consultoria, a esta trajetória, Waldman soma dois pós-doutorados com foco no lixo. O primeiro em 2010, junto ao Instituto de Geociências da Universidade Estadual Paulista (IG-UNICAMP). O segundo, com cobertura do Programa Nacional de Pós-Doutorado/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD-CAPES), no biênio 2014-2015. No período compreendido entre os anos 2010-2015, Waldman concedeu inúmeros depoimentos centrados nas suas pesquisas, vários dos quais alcançaram repercussão nacional. Com base neste cenário, a Editora Kotev compilou dez entrevistas num único tomo: Falando sobre Lixo. Nesta obra, temas como reciclagem, o papel dos catadores, análise dos aterros e incineradores, o modo de vida contemporâneo, a atuação do cidadão, do estado e da sociedade, a expansão da geração dos lixos, impactos sociais e ambientais dos descartes, os aspectos culturais presentes na relação com as sobras, o panorama nacional e mundial relativo ao lixo e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº. 12.305, de 2-08-2010), perpassam na fala do investigador. Estes depoimentos desdobram-se em Falando sobre Lixo em narrativas fluentes que situam a problemática dos resíduos ao alcance do público interessado: professores, estudantes do ensino médio e superior, pesquisadores e ativistas na área de lixo-educação. Nesta perspectiva, Falando sobre Lixo paralelamente a um consistente subsídio técnico, reúne os dados mais atuais sobre a temática dos resíduos sólidos brasileiros, busca somar esforços em prol de um mundo sustentável, repensando o lixo e as questões relacionadas à sua gestão.

SUMÁRIO
1.O “Milagre da Multiplicação dos Lixos” e a encruzilhada da política nacional dos resíduos sólidos. Entrevista especial com Maurício Waldman
2.Sustentabilidade: Reciclando nossos conceitos sobre o lixo
3.Decifrar o ixo, decifrar perspectivas: entrevista especial com Maurício Waldman
4.Lixo com prazo vencido: municípios não conseguem dar fim aos lixões,
Que causam mal à saúde humana e do meio ambiente
5.Incineração: olhar de especialista
6.A Civilização do Lixo. Entrevista especial com Maurício Waldman
7.Não há planeta para tanto lixo
8.A Era do Lixo: “Ele está visceralmente associado ao atual modo de vida”. Entrevista especial com Maurício Waldman
9.Desafios do lixo
10.Usar sacola retornável contribui mais do que assinar manifesto
Anexo I – O estado da arte do lixo global e o meio ambiente
Anexo II – Perfil 2015 da população catadora
Anexo III – O custo Brasil do lixo
Bibliografia citada

SOBRE O AUTOR
MAURÍCIO WALDMAN é antropólogo, jornalista, pesquisador acadêmico e professor universitário. Autor de 16 livros e de mais de 500 artigos, textos acadêmicos e pareceres de consultoria, Waldman é graduado em Sociologia (USP (1982), Mestre em Antropologia (USP, 1997), Doutor em Geografia (USP, 2006), Pós Doutor em Geociências (UNICAMP, 2011), Pós Doutor em Relações Internacionais (USP, 2013) e Pós Doutor em Meio Ambiente (PNPD-CAPES, 2015). Na área dos resíduos sólidos Waldman atuou como Chefe da Coleta Seletiva de Lixo da capital paulista, como professor de pós-graduação no temário do lixo, em consultorias para empresas e ONGs e desenvolveu dois Pós doutorados com foco na gestão dos resíduos sólidos (UNICAMP, 2011 e PNPD-CAPES, 2015). Frequentemente requisitado para conceder entrevistas e conferências, Waldman é um dos nomes de destaque no conhecimento sistematizado sobre o lixo. Além de dezenas de artigos e papers acadêmicos, Waldman é autor de Lixo: Cenários e Desafios – Abordagens básicas para entender os resíduos sólidos (Cortez Editora, 2010), obra finalista do Prêmio Nacional Jabuti de 2011 e texto de referência nos estudos sobre resíduos sólidos. Mais Informação:
Portal do Professor Maurício Waldman –  www.mw.pro.br
Currículo Plataforma Lattes-CNPqhttp://lattes.cnpq.br/3749636915642474
Verbete edição English Wikipedia –  http://en.wikipedia.org/wiki/Mauricio_Waldman .
E-Mail: mw@mw.pro.br

FICHA TÉCNICA

TÍTULO
FALANDO SOBRE LIXO

ÂMBITO
LIXO: Coleção Entrevistas e Conferências 1

EDITORA
Editora Kotev

DATA DA EDIÇÃO
Julho de 2016

CÓDIGO DE BARRAS
2001033150197

ISBN
1230001284850

IDIOMA
Português

OPÇÕES DE DOWNLOAD
ePub

ACESSO LIVRARIA CULTURA
http://www.livrariacultura.com.br/p/falando-sobre-lixo-103315019

PLATAFORMA KOBO
https://store.kobobooks.com/pt-br/ebook/falando-sobre-lixo

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Falando Sobre Lixo”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *